terça-feira, 15 de novembro de 2011

Ego

O que é o ego?
O ego é o substrato do príncipio consciencial individualizado; estado de consciência primordial e irredutível, fundamento de todos os estados de consciência.

Sinonímia. Alma; anandamayakosha; atman; causa da vida psíquica; condutor do soma; controlador; corpo causal; consciência integral eterna; espírito; eu; eu central; eu maior; eu pensante; eu real; identidade eterna; individualidade; jiva; micromundo; pneuma; príncipio espiritual; princípio de identidade; princípio inteligente; psique; purusha; sema; ser andrógino; superconsciente; superserver; verdadeiro eu.

Bibliografia: Projeciologia: Pág. 237.

Onde o ego se manifesta?
Existe a dimensão intrafísica, material, densa onde a consciência atua a partir do soma. Existem também infinitos gradientes de dimensões extrafísicas, nas quais a consciência manifesta-se através do psicossoma e do mentalsoma. Há também a dimener, ou dimensão energética, onde se desenvolvem os fenômenos e as ocorrências da vida energética a partir do energossoma.

Bibliografia: Site: http://www.tertuliaconscienciologia.org/index.php?option=com_content&task=view&id=52&Itemid=63

Como se manifesta?
Através de instrumentos como soma, energossoma, psicossoma e mentalsoma. Atua através dos pensenes (pensamento, sentimento e energia). Suas faculdades básicas são:

Cognição: Sentido da percepção, memória, introspecção, intuição, inferência e outras fontes de conhecimento e esta mais adstrita ao mentalsoma (pen).
Afeição: Sensação, emoções, humores, características pessoais e outras manifestações do sentimento e diz mais respeito ao corpo emocional (sen).
Volição: Motivos, desejos, deliberações, decisões, escolhas, lutas, anseios e as ações, ou seja, os fatores preponderantes que influenciam e fazem transparecer os atos de vontade. E se materializam através do soma, coadjuvado pelas energias do holochacra (ene).

Como se classifica o ego?
Subego: Constitui subego a parte mais obscura, subterrânea, primitiva, instintiva, genética e animal da personalidade. O id, que é autônomo, hipoconsciente, subpessoal e neurológico, mantém relação direta com as energias conscienciais do holochacra.

Ego: Constitui o ego, propriamente dito, a parte emocinal, social, as sensações da personalidade – seja desperta, ou no estado da vigília física ordinária  - que mantém relação com a consciência, sediada no mentalsoma, mas ainda presa ao paracérebro do psicossoma (paracabeça)

Superego: Constitui o superego a parte oposta ao animal, contrária aos impulsos naturais, o desconfiômetro, a voz da consciência, a paragenética gerada por sua holobiografia, o mantenedor dos códigos éticos, que chega até a vivência da cosmoética e existe em relação direta com a consciência pura, no mentalsoma.

Quais são suas características?
A rigor, o derradeiro substrato do ser apresenta, pelo menos, 8 características:
1.      Independente.
2.      Não-material.
3.      Não cerebral.
4.      Não pode ser comparado com vida, mente, emoções, ou instintos do ser humano.
5.      Não é a personalidade humana, efêmera e mutável.
6.      Não tem limites.
7.      Não nasce como entendemos.
8.      Não morre, sendo, pois, indestrutível, o princípio consciencial auto-animado depois de criado.

Quais são as suas funções?
Podem ser atribuídas ao ego pelo menos 7 funções básicas:
1.      Pensamento (inteligência fundamental).
2.      Impulso (instintos).
3.      Sensação (coordenações).
4.      Sentimento (emoções)
5.      Imaginação (sonhos, devaneios)
6.      Vontade (destino, livre-arbítrio).
7.      Intuição (verdades relativas)

Um comentário: