sábado, 31 de dezembro de 2011

Enciclopédia da Conscienciologia

O que é a enciclopédia da conscienciologia?
A Enciclopédia da Conscienciologia é um megaprojeto científico da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional – CCCI e voluntários da Conscienciologia, que visa analisar as inúmeras facetas da personalidade humana, do ponto de vista evolutivo, sendo equivalente a balanço ou inventário do conhecimento humano de todos os tempos.

Do que se trata esta obra e quem desenvolveu este projeto?
Considerada a obra mais completa sobre a consciência por abranger inúmeras facetas da personalidade, a Enciclopédia da Conscienciologia é o novo projeto desenvolvido pelo pesquisador Waldo Vieira.

Onde é produzida a enciclopédia?
A Enciclopédia da Conscienciologia está sendo produzida no CEAEC, na cidade de Foz do Iguaçu, o CEAEC é uma instituição de pesquisa sem fins lucrativos voltada ao estudo da consciência e sua evolução. Fundado em 1995, o CEAEC reúne uma equipe multidisciplinar de voluntários formada por psicólogos, arquitetos, administradores, professores, jornalistas entre outros profissionais.

Como é feito este trabalho?
Parte do trabalho de pesquisa é feito com base na análise crítica e exaustiva dos fatos do dia-a-dia veiculados pela mídia impressa, matéria prima que mostra a realidade da consciência. Entre os temas estudados estão o Belicismo e Reurbanização. Instigante, o estilo do texto da Enciclopédia apresenta uma estrutura fundamentada principalmente na lógica, argumentação, associação de idéias e informação, incitando o leitor ao questionamento da sua realidade pessoal.

Tem um ambiente próprio para as pesquisas?
O Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC) dispõe de ambiente especializado na produção de conhecimento: o Holociclo, megalaboratório técnico-científico onde são realizadas, desde 2000, pesquisas de ponta a respeito da consciência, o princípio inteligente e imaterial dos indivíduos.

Poderia falar mais sobre as atividades do Holociclo?
Com emprego de técnicas inovadoras de redação e sistematização de informações, Vieira, em conjunto com equipe de pesquisadores, redige verbetes em estilo detalhista e exaustivo. O tema reurbanizações, concernente à melhoria de ambientes e consciências, originou o livro Homo sapiens reurbanisatus, com 1584 páginas e 7.653 referências, lançado em 2003. Esta obra constitui modelo para outras publicações em preparação, o Homo sapiens pacificus, relacionado ao pacifismo, e o Homo sapiens neonatus, relativo à criança recém-nascida. No Holociclo, também estão sendo produzidos textos para orientar a elaboração da própria Enciclopédia, dentre os quais o Fundamentos da Enciclopédia e o Fórmulas Redacionais.

Há muitas obras no Holociclo?
Partindo da máxima de que não há cultura ampla sem consulta permanente a centenas de obras de referência, o Holociclo mantém três coleções principais, em constante ampliação: a Lexicoteca, que reúne cerca de 5100 dicionários; a Hemeroteca, com mais de 417 mil recortes de jornais e revistas; a Encicloteca, com dezenas de enciclopédias. Fornecem suporte também às pesquisas do Holociclo outras 275 coleções de artefatos do saber do CEAEC. O acervo da Lexicoteca é composto de dicionários idiomáticos e sobre temas diversos: Biografias, Ciências, Etimologia, Psicologia, História, entre outras 848 áreas do saber. Para o levantamento de artigos, a Hemeroteca recebe jornais e revistas procedentes das principais capitais brasileiras e de vários países do exterior, totalizando mais de 650 coleções de periódicos diferentes.

Como os jornais e revistas auxiliam nas pesquisas?
A importância conferida às matérias jornalísticas está associada à idéia de que os fatos direcionam as pesquisas em Conscienciologia. Muitas das ocorrências apontadas pelos recortes de jornais e revistas são fonte de questões e correlações relevantes para o estudo da consciência. A seleção é feita por meio da técnica do Cosmograma, utilizada para relacionar o assunto das matérias às temáticas da Conscienciologia.

E para que tantos dicionários?
Os dicionários, por sua vez, auxiliam na interpretação dos fatos e na precisão das acepções utilizadas na redação dos textos. As demais fontes bibliográficas contribuem para o embasamento, o enriquecimento e a expansão das abordagens propostas, mediante o aporte de conceitos e dados pertinentes.

Atualmente a Enciclopédia esta com quantos verbetes?
Atualmente a Enciclopédia da Conscienciologia, esta na sua 7ª Edição, ano 2012, com 2.146 verbetes e 104 verbetógrafos.

Como é a estrutura de colaboradores da Enciclopédia da Conscienciologia?
A estrutura de apoio à elaboração da Enciclopédia da Conscienciologia envolve a atuação de 232 voluntários, participantes de 37 equipes especializadas do Holociclo, incluindo bibliografistas, definidores, escritores, lexicógrafos, lingüistas, neologistas, revisores e tradutores.A equipe dos fichadores, por exemplo, auxilia no levantamento minucioso de informações bibliográficas para a elaboração das referências utilizadas na Enciclopédia, a fim de permitir maior visão de conjunto do universo em análise.

A maioria trabalha voluntariamente o que eles ganham com este trabalho?
Sim, a atividade voluntária no Holociclo vem levando muitos pesquisadores a desenvolver o autoconhecimento, a atenção concentrada, o detalhismo crítico, a capacidade de análise, o estado de bom humor continuado, a perseverança e a racionalidade. A proposta do Holociclo é possibilitar que cada voluntário promova a melhoria do próprio universo íntimo e exercite o convívio produtivo e fraterno com outros voluntários. Deste modo, o local passa a funcionar na condição de laboratório de pesquisa e assistência útil aos interessados no estudo da consciência.

Qual o objetivo da criação da Enciclopédia da Conscienciologia?
A síntese dos objetivos da Enciclopédia da Conscienciologia é, segundo Waldo Vieira, o mesmo da vida humana: ajudar as pessoas a executarem da melhor forma suas programações existenciais, de modo a concretizar as metas construtivas pessoais traçadas para esta existência.

Qualquer pessoa pode escrever um verbete para e enciclopédia?
Qualquer pessoa pode escrever o seu verbete,  para obter mais informações pode consultar o seguinte site:

Este verbetes são apresentados em algum lugar para debate?
Sim, a cada dia um novo verbete é debatido no tertuliarium, o Tertuliarium é o auditório desenvolvido especialmente para a realização das tertúlias conscienciológicas. Tem a capacidade de 362 lugares sentados, e é considerado o primeiro argumentarium do planeta.

Desde quando existe o Tertuliarium?
As tertúlias conscienciológicas tiveram início em novembro de 2002, e se tornaram mais técnicas a partir de 12 de agosto de 2005. A partir de maio de 2008 elas passaram a ser transmitidas on line, e em Setembro de 2008, tornaram-se diárias. Em 30 de novembro do mesmo ano, foi inaugurado o Tertuliarium.

Qual o objetivo do Tertuliarium?
O objetivo de se desenvolver um laboratório do argumento é a importância evolutiva da consciência se posicionar sobre os assuntos, sobre si, a vida e o cosmos. A argumentação exige da consciência o raciocínio, a decisão (de perguntar; questionar; definir) e a energia para bancar seu próprio argumento. Longe de uma ambiente competitivo (Erística), embaraçoso (Aporia), antilógico (Sofístico) ou de encantoamento (Maiêutica), o Tertuliarium é o laboratório de desassédio dinâmico da consciência, através da argumentação cosmoética. O Tertuliarium permite à Consciência avaliar seu próprio desempenho perante a exposição pública do seu argumento, levando ao debate avançado e cosmoético as suas idéias.

Onde posso assistir uma tertúlia ao vivo?
Se não for pessoalmente no CEAEC em Foz do Iguaçu, pode acessar o site: http://www.tertuliaconscienciologia.org/index.php?option=com_content&task=view&id=48&Itemid=61 as tertúlias são apresentadas todo dia a partir de 12:30 até 14:30.

Acessado em 31/12/11 ás 11:00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário