quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Universalismo

O que é o Universalismo?
É o conjunto de idéias derivadas da universalidade das leis básicas da Natureza e do Universo e que se tornará, através do tempo, ou seja, da evolução natural da consciência, inevitavelmente, a filosofia dominante da espécie humana e de todos os seres do Cosmos; identificação autolúcida da consciência com a comunidade, o Estado, o Planeta, o Cosmos, ou o Universo enfim.

Sinonímia. assentimento universal; conciliação universal; contexto universal; cosmismo; cosmopolitismo; ecletismo; ecumenismo; estelarismo; estatutos da cidadania; cósmica; estatutos do universo; movimento cósmico; união universal.

O Universalismo envolve todos os seres?
A questão do Universalismo  não envolve apenas o Homem moderno e nem tampouco nasceu com o Homo sapiens. O universalismo fetal começou com a vida inicial neste Planeta, antes mesmo dos subumanos da Zoologia, diretamente através das plantas (Botânica). Vejamos os fatos. As extensas monoculturas (egocentrismo vegetal) não sustentam a vida. A natureza não permite que a Flora realize a monocultura. Pode até ocorrer o predomínio de certas espécies, contudo, jamais persiste a exclusividade desastrosa (primeiro egocentrismo).Assim, a Natureza favorece o controle natural (primeiro desassédio) das pragas, vírus, bactérias (primeiros assediadores).

As religiões são Universalistas?
O envolvimento em uma crença religiosa, qualquer que seja ela, separa o Homem dos outros homens, os seus colegas de evolução. Uma vez separado dos seus contemporâneos, e buscando manter sua segurança pessoal, esse homem luta com os outros homens, os seus próximos, evolutivamente, ou aqueles com quem convive até mesmo dentro do âmbito da sua crença.
Ocorre este fato porque toda instituição  religiosa tem necessariamente a sua política. Toda política é partidária. Todo partidarismo é, obviamente, fracionador.

O que difere a pessoa Universalista?
Aquele que entende e pratica o universalismo procura viver o sentimento do amor cósmico ou da fraternidade universal (megafraternidade), e não mais entra em luta com outras consciências.

A visão Universalista leva a que?
O universalismo conduz a conscin a enfatizar 3 categorias de harmonias:
1.      Mentalsomática. Os sentimentos elevados ou harmonia intelecto-emoção.
2.      Teática. As experiências pessoais diretas ou harmonia teoria-vivência ou teática.
3.      Natureza. A integração profunda com a Natureza e o Cosmos ou harmonia Homem-Natureza.

Conduz a conscin desperta ao descarte do eu tridimensional, ou do ponto de vista particular e isolado do egoísmo instintivo (umbigão), substituindo-o pelo enfoque transcendente, quadridimensional, cósmico e abrangente de acordo com os princípios da fraternidade pura.
O universalismo conduz, de modo voluntário a conscin a acatar a realidade das dimensões extrafísicas, de modo racional, dispensando, ao mesmo tempo, completamente, a dependência à religiosidade social e à influência do profissionalismo religioso de qualquer tipo ou gênero.

Que posicionamentos a pessoa Universalista motivada pela evolução planetária defende?
Eis 20 posicionamentos libertários da conscin motivada pela evoluciologia:
01.  Direitos. A defesa sincera e lúcida dos direitos humanos em geral.
02.  Antiditadura. A extinção das ditaduras ostensivas ou disfarçadas na direção de povos e minorias. Uma nação totalitária, ou um governo paternalista, não ajudam a conscin a desenvolver a sua individualidade para uma condição evoluída de autoconsciência plena.
03.  Antiguerra. A exaltação dos princípios da não violência e do pacifismo sobre a Terra e no espaço cósmico, com a procura do desarmamento gradual, unilateral, das Nações.
04.  Mundialização. O caminho para a criação do Estado Mundial, Governo Mundial Centralizado, ou um sistema mundial composto de unidades densamente correlatas.
05.  Governos. A instalação dos governos multinacionais em áreas determinadas e âmbitos condicionados.
06.  Ecologia. A preservação e recuperação da Natureza em geral (Ecologia).
07.  Minorias. O resguardo das minorias de seres em extinção, indígenas e espécies animais.
08.  Antifome. O combate à fome e à escassez de alimentos no mundo, dentro de consenso universal, racionalista.
09.  Famílias. O planejamento das formas familiares conforme as regiões terrestres e os costumes humanos.
10.  Consumismo. A proteção ao consumidor em todas as frentes do consumismo, evitando-se o consumismo desmedido ou explorador, proibindo, inclusive, os anúncios de medicamentos, defensivos agrícolas, bebidas alcoólicas e fumo.
11.  Antipoluíção. A minimização dos ruídos de todas as máquinas, salvaguardando-nos de tragédias, acidentes e calamidades por falhas  de sensores automáticos e computadores.
12.  Assistencialidade. A assistência social cosmopolita criteriosa, sem discriminar grupo social, racial ou etário, garantindo saúde, bem-estar, educação, lazer e a longevidade aos bilhões de habitantes deste Planeta.
13.  Antidroga. A formação de organismos paranacionais antitóxicos com a solidariedade internacional na luta contra as drogas e a pesquisa conjunta de todos os laboratórios farmacêuticos das doenças humanas e dos vírus mais mortais, a fim de obter vacinas e medicamentos que, uma vez obtidos, tenham o seu uso internacional livre de patentes e privilégios.
14.  Antitabagismo. O emprego de todos os recursos corretos na tarefa de libertar a Socin do vício de fumar (tabagismo).
15.  Poliglotismo. A consagração internacional, para uso imediato, dos idiomas vivos mais fluentes, visando ao congraçamento prático dos indivíduos, tendo em vista o conscienciês, o idioma universalista.
16.  Unificação. A implantação do ecumenismo possível das religiões, bem como das abordagens científicas multidisciplinares, a fim de se alcançar a abordagem unificada de todos os tipos de crenças e de todos os ramos e linhas de pesquisas das Ciências.
17.  Conhecimento. A popularização da projeção consciente substituindo, a pouco e pouco, a crença, pelo conhecimento.
18.  Antiforma. A libertação psicológica e parapsicológica da conscin da sua prisão às formas humanas com vistas à holomaturidade consciencial ou extrafísica.
19.  Convivenciologia. O descortínio individual da convivenciologia universalista através da extinção de tudo que possa separar as consciências, defendendo a disseminação da vida inteligente por todo o Universo alcançável.
20.  Consciencialidade. A busca infatigável do Estado da Autoconsciência Contínua.

Qual a visão de futuro que os grupos de pessoas Universalistas podem realizar?
A noção globalizante da harmonia da vida se ampliará, gradualmente, na prática, e as personalidades irão tratar e se motivar, no mínimo, a fim de consolidar estes 5 conjuntos de realizações coletivas intrafísicas:
1.      Ecumenismo. A convergência de todas as religiões em uma união ecumênica: ecumenismo.
2.      Ecletismo. As filosofias em conjunto: ecletismo.
3.      Muldisciplinaridade. As ciências em conjunto: multidisciplinaridade.
4.      Coalizão. As políticas em conjunto: coalizão.
5.      Holomaturidade. As religiões, filosofias, ciências e políticas também em conjunto, simultaneamente: cosmismo, embora respeitando seus limites e seus respectivos domínios distintos, no rumo da maturidade extrafísica coletiva ou universal.

O que já se vê hoje de exemplos práticos Interdisciplinares mais Universalistas?
Vale observar que já existem 4 interdisciplinas bem estabelecidas manifestando-se na vida prática do homem e da mulher:
1.      Anomalística. A anomalística ou o estudo comparado das anomalias.
2.      Futurologia. A Futurologia ou a previsão dos futuríveis.
3.      Polimática. A Polimática ou a integração das disciplinas científicas com as humanísticas e conscienciais.
4.      Conscienciologia. A conscienciologia ou o estudo geral da consciência (Noética).

Nenhum comentário:

Postar um comentário