sábado, 22 de dezembro de 2012

Amizade evoluída


William Nascimento 
                       Entrar em sintonia, simpatizar com grande apreço num perfeito entendimento solidário e recíproco de afeto. Se você já sentiu tal sentimento por alguém numa relação benigna de companheirismo e benevolência você sabe o valor que tem uma amizade. Amizade é partilha de conhecimentos, experiências e o caminhar junto nas horas boas e ruins.
            Referir-se a amizade, é tratar do tema afetividade, o processo afetivo se consolida e se embasa na construção da amizade. A evolução fundamenta-se na convivência com o outro, existe a necessidade da troca de ideias, sentimentos, emoções, e energias sem os quais não aproveitaríamos a amizade para aprender e amadurecer mutuamente.
            Um amigo que concorda com tudo o que outro fala e faz, que não questiona e problematiza, ou que perante uma crítica não defende, argumenta e fundamenta seu modo de pensar e ver o mundo, não é amigo. Amizade é dar e receber feedbacks sobre o que podemos melhorar. É apontar caminhos, solucionar problemas, se adaptar ás mudanças. Uma amizade em que não há compreensão mútua, com cada um discernindo e defendendo seu ponto de vista buscando um consenso, também não é uma amizade verdadeira.
            O amigo leal, não faz lavagem cerebral, inculcações, doutrinações, ele respeita as decisões do companheiro, está distante da postura de querer convencer o outro sobre quaisquer assuntos. O amigo informa, expõem suas ideias e sentimentos, buscando ser assertivo na sua convivência. Não há espaço para discussões que acabam em brigas, desavenças e violência.
            O respeito prevalece quando o amigo entende o outro como consciência em evolução, sabe que há traços positivos em sua personalidade e outros a melhorar. Existe, portanto, admiração, mas também há discordância dos aspectos que precisam ser mudados para que seu companheiro use seu pleno potencial e habilidades.
            A amizade evoluída transcende a amizade convencional, devido o nível de lucidez e discernimento de ambos, não é restrita pela visão tacanha dos paradigmas das ciências convencionais materialistas, nem aos dogmas do paradigma religioso. Porque a amizade evoluída tem por premissa que cada um é resultado de múltiplas vidas, e diversos períodos entre duas vidas humanas (períodos intermissivos).
            Cultivemos amizades evoluídas, pois estas trazem os melhores resultados. Na amizade evoluída o amigo ajuda o outro sem esperar retorno, simplesmente quer ver o outro bem. Há compreensão de ambos sobre a importância da interassistencialidade (o assistente também é assistido) de modo que ambos podem dinamizar ou acelerar a própria evolução pessoal.
            William Nascimento é téc. em enfermagem, pesquisador voluntario e docente do IIPC - Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia, uma instituição de Educação e Pesquisa Científica, pacifista, laica, universalista, sem fins de lucro, não doutrinária, independente, que se destaca pela excelência em cursos e publicações técnico-científicas sobre as ciências Projeciologia e Conscienciologia, telefone para contato: 041-3233-5736 maiores informações no site: www.iipc.org

Filmografia
1. A Cura (The Cure) - EUA, 1995 - Direção: Peter Horton; Elenco: Joseph Mazello, Brad Renfro; Duração: 1h 50min.
2. Inimigo Meu (Enemy Mine) - EUA, 1991 - Direção: Eliseo Subiela. Elenco: Dennis  Quaid, Louis Gosset Jr; Duração: 1h 48min.
3. Ponte para Terabítia (Bridge to Terabithia) - EUA - Nova Zelândia, 2007 - Direção: Gábor Cesupó; Elenco: Josh Hutcherson, Anna Sophia Robb, Robert Patrick, Zooey Deschanel, Baile Madison.

Nenhum comentário:

Postar um comentário