quinta-feira, 16 de maio de 2013

Projeto de vida



Leila Leite
            O Projeto de Vida ou Programação Existencial (Proéxis), no conceito da Conscienciologia – neociência proposta pelo médico e pesquisador Waldo Vieira – dedicada ao estudo da consciência, é o planejamento de vida que cada consciência idealiza antes de renascer nesta dimensão humana, buscando dar um objetivo a sua existência, com foco na autoevolução de acordo com o seu nível evolutivo e sua bagagem de experiência multimilenar.
            A proéxis é específica de cada conscin (consciência intrafísica) elaborada no curso intermissivo (no período entre duas vidas humanas) para otimizar o processo evolutivo através da aplicação dos trafores (traços fortes) em projetos interassistenciais na existência intrafísica, pois temos que definir com clareza as metas e tarefas pessoais, nas mais várias etapas da vida humana.
            Segundo a Holocarmalogia – especialidade da Conscienciologia que estuda a relação de causa e efeito das ações de uma consciência e suas implicações em seu processo evolutivo, quanto à abrangência, as proéxis podem ser classificadas em dois tipos: Maxiproéxis – programação existencial máxima, por atacado, ou visando à execução de tarefa na vivência do universalismo e maxifraternidade, com bases policármicas, onde a conscin é minipeça lúcida e atuante dentro do maximecanismo da equipe multidimensional; Miniproéxis – programação existencial mínima, a varejo, ou objetivando a execução de uma tarefa mínima, ainda grupocármica.
            Para entender melhor esses conceitos, vamos esclarecer que, na acepção estudada pela Conscienciologia, a consciência é o que se denomina por ego, alma, espírito, essência, eu, individualidade, personalidade, pessoa, self, ser e sujeito. O holossoma é o conjunto dos quatro veículos de manifestação (corpos) usados pela conscin – consciência intrafísica (ser humano, encarnado) para se manifestar: o soma (corpo físico, corpo biológico), o energossoma (corpo energético, duplo etérico, corpo bioplásmico, holochacra), o psicossoma (corpo astral) e o mentalsoma (corpo mental).
            A consciência utiliza o holossoma para se manifestar e, por esta razão, seguindo esse princípio, podemos notar a importância em manter um equilíbrio na vida, mantendo disciplina pessoal na conduta diária, evitando a inatividade ou a vida sedentária, buscando o domínio máximo possível da consciência sobre o corpo, confiando na própria vontade forte, capaz de permitir decisões magnas sem dúvidas nem vacilações, eliminando as amizades ociosas com pessoas que só desejam se divertir, ignorando os princípios da evolução consciencial.
            Considerando essas ideias e os conceitos proexológicos, a autora descobre e analisa o quanto é interessante pensar na vida como um verdadeiro empreendimento, o qual requer um projeto, tentativas, realização e manutenção. Estes passos são fundamentais para que se possa realizar pequenas e grandes metas no quotidiano da vida, independentemente da classe social, raça ou cultura.
            Vamos analisar esses passos: estudos e pesquisas dos Conscienciólogos indicam que o projeto é a fase mais fácil e, em geral, mais rápida de ser feita, pois requer apenas a vontade e o desejo de alcançar uma meta, um projeto. Mas é necessário ter clareza, objetividade e determinação, só então se passa a trabalhar os meios para realizar o projeto (tarefas, fluxograma, cronograma, coordenação das atividades). É a mente em pleno trabalho racional, buscando por concretizações, sem nenhum esforço físico, mas ao mesmo tempo requer muita disciplina, lutas interiores e é indispensável sair da zona de conforto.
            Vale ressaltar que a idade de uma pessoa é de suma importância, pois quando se é muito jovem a dificuldade de avaliar com bom senso e clareza as situações , acaba por dificultar a direção da própria proéxis ou projeto de vida e identificar qual estrada ela tem que percorrer.
            A seguir vem a tentativa, que é a fase de execução e também os primeiros passos para realizar o ideal. É quando damos o pontapé inicial para a realização do ideal e a sua concretização, mesmo com seus altos e baixos, dificuldades e facilidades. Nesta fase é importante aproveitar todas as oportunidades para a sua concretização, fazer as escolhas para cumprir com o prioritário, deixando de lado a vontade débil, aquela que gera indecisões e cede aos obstáculos que a vida apresenta.
            Assim, a realização é o projeto alcançado, enfim, é o fruto da vontade em plena ação, seja curta ou longa sua duração. É nesse período que se constata os resultados gratificantes dos próprios esforços e a automotivação é potencializada.
            E por último temos a manutenção, que é considerada a fase mais difícil, pois requer uma atenção maior no desenvolver do projeto. Mesmo tendo se concretizado, é fundamental manter a sua autossustentação, para que possa se manter vivo e dar continuidade à sua razão de ser e existir como propósito. É a fase mais longa do empreendimento, e diria até a mais importante, pois ela é fundamental para que tudo tenha êxito e dê um sentido real à nossa vida. Sem ela vai tudo por água abaixo.
            Tudo isso é o que nos motiva a viver, e viver bem e da melhor forma possível, procurando executar voluntariamente e com satisfação a nossa proéxis.
Cada êxito evolutivo tem um percentual de esforço, perseverança e desempenho individual. Pense bem, analise, questione e sinta-se viver uma ótima programação existencial.
Para saber mais sobre projeto de vida, sugiro a leitura do livro Manual da Proéxis, de Waldo Vieira (Editora Editares).
As melhores energias!

Leila Leite, voluntária do INTERCAMPI em Fortaleza

Fonte: Site da Intercampi, postada em: 03/setembro de 2012.
www.intercampi.org/2012/09/03/projeto-de-vida/

Nenhum comentário:

Postar um comentário