sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Acanhamento

William Nascimento  
          Há situações em nosso cotidiano que jamais gostaríamos de experimentar, e muito menos de repetir ao longo da vida, por exemplo, sentir-se inibido, retraído, travado, ruborizado, nervoso e atrapalhado. Tais sensações são chamadas de acanhamento, e surgem como consequência ou efeito de se expor a um grupo ou meio social adverso e estranho.
            Quando nos sentimos envergonhados, tímidos ou encabulados, podemos manifestar alguns gestos indisfarçáveis porém perceptíveis a qualquer observador mais atento. Tem gente que enrola os cabelos com a ponta dos dedos, mordem os lábios, não sabem o que fazer com as mãos, ou ainda roem as unhas, ficam coradas e não conseguem olhar diretamente nos olhos da outra pessoa numa conversação.    
            Esta condição impede o indivíduo de viver na sua totalidade, pois reprimem a própria naturalidade e toda a alegria e liberdade de manifestação se esvaem. A criatividade e a espontaneidade travam, toda a funcionalidade de uma vida plena se perde. Tudo isto pode levar a uma condição de melancolia, que por sua vez pode levar a ideações suicidas.  
            O que causa o acanhamento não é em si a simples exposição do indivíduo ao contato e interação social, a origem geralmente esta mais ligada ao passado, frequentemente relacionada a uma educação muito severa, repressora ou até mesmo superprotetora.
            O que se pode fazer para superar o acanhamento em primeiro lugar é racionalizar a respeito das situações embaraçosas, o vexame a gafe, são parte da vida, e ninguém morre de vergonha. Uma das técnicas sugeridas é a da desensibilização gradativa, o acanhado, pode gradualmente em pequenas "doses" ir criando pequenas metas de superação, por exemplo, iniciar uma conversa com algum desconhecido, até chegar ao ponto de se expor a pequenos e grandes grupos de pessoas. Também recomenda-se o autoesclarecimento, buscar informações, ler sobre o assunto, incluindo biografias de personalidades extrovertidas, e conversar com pessoas que superaram a timidez.
            Segundo a Conscienciologia, cujo tema é abordado também pela bioenergética, o acanhado, sofre constantemente bloqueios energéticos na região torácica (cardiochacra). Isto denota a importância de se aprender a trabalhar com as próprias bioenergias e promover em si mesmo desbloqueios através da circulação fechada de energias e estado vibracional (EV). Para a desensibilização gradativa, sugerimos também o trabalho voluntário. No voluntariado do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia - IIPC há muitos ex-acanhados que atualmente são professores itinerantes, dando palestras e cursos até mesmo no exterior.
            O leitor interessado, esta convidado a participar de nossas palestras públicas gratuitas no IIPC, as palestras são realizadas todas as quintas, das 19:30 as 21:30. Aos sábados das 14:30 as 16:30. O IIPC está localizado na rua Visconde de Nácar, 1505 - 9◦ andar, no centro de Curitiba.

              William Nascimento é técnico em enfermagem, estudante de Psicologia voluntario e docente do IIPC - Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia, uma instituição de educação e pesquisa científica, pacifista, laica, universalista, sem fins lucrativos, não doutrinária, independente, que se destaca pela excelência em cursos e publicações técnico-científicas sobre as ciências Projeciologia e Conscienciologia. Para maiores informações, entre em contato com o IIPC pelo telefone (41) 3233-5736 ou entre no site www.iipc.org.


Referência bibliográfica
1. Vieira, Waldo; Enciclopédia da Conscienciologia; CD-ROM; 5.272 Páginas; 1.365 verbetes; 234 especialidades; 5◦ Ed.; Associação Internacional Editares; Associação Internacionalde Comunicação Conscienciológica (COMUNICONS); & Associação Internacional de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu. PR; 2009; Verbete consultado: acanhamento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário